sábado, 15 de janeiro de 2011

Trajetória Pessoal


   Desde o inicio de minha formação profissional na área de moda, venho me dedicando ao desenvolvimento e aprimoramento de técnicas, que possibilitem tornar os processos de criação, produção mais produtivos e eficientes.

  Tudo começou, em 2003 através da percepção de uma carência detectada no mercado. Não havia produtos da linha home wear, com preços competitivos. O sleepy wear era sempre apresentado como produto com motivos infantis, como artigos para senhoras ou ainda extensão do segmento lingerie. Já existia algumas marcas que fabricavam esta linha, mas o preço era pouco acessível, pois estas lojas eram especializadas em enxovais de luxo. Existia ainda produtos importados que também tinha um alto valor. 

  A idéia era fabricar e comercializar roupas femininas, no segmento home wear com matéria prima e acabamentos de qualidade e preço acessível. Acreditava que além de dormir com uma roupa confortável, estes produtos poderiam ser utilizados além das horas de sono. 

  A partir deste desejo, fiz um estudo sobre matérias primas, fornecedores de serviço do setor, a viabilidade do negócio. E assim desenvolvi um ateliê, em minha residência, onde, em uma pequena sala, expunha os produtos e recebia algumas clientes. Inicialmente, a marca se chamava Day by Day. Por não ter nenhum conhecimento do ramo, fui em busca de soluções para desenvolver a pequena empresa . Eu era responsável pelo desenvolvimento e produção e minha irmã pela administração.


  Nesta época produzi, uma coleção Private Label, para a marca Emporio Mangalarga. O negócio foi crescendo, as vendas aumentaram e então, percebi que o nome inicialmente dado não poderia ser mais usado, pois este não era de minha propriedade. Por isso, houve a necessidade de criar uma nova marca. Como eu trabalhava apenas com matéria prima que privilegiavam o conforto, busquei palavras que tivessem alguma relação com a idéia do produto e cheguei a uma palavra que era usada para designar moletom, e que, é coincidentemente, usada como sinônimo da palavra soft. Surgiu assim a marca Fleecy (registrada por mim no INPI, em 2007).

  O espaço em minha casa se tornou pequeno e logo depois a Fleecy mudou-se para um espaço maior no bairro Cidade Jardim. Com o processo produtivo eficiente e facilidade de mão de obra, desenvolvi uma linha de roupas femininas. Estas peças eram vendidas por vendedoras externas. Fornencia também para duas multimarcas Amie Amie (Lourdes) e Vila Doree (Serra). A partir deste aumento das vendas, e consequentemente das demandas, foi ficando muito difícil controlar manter a qualidade inicial, criar novos modelos com modelagens mais elaboradas, solucionar os problemas que surgiam a cada dia. 

  Houve então, a necessidade que eu buscasse conhecimento, pois eu não estava apta a minimizar os problemas e apresentar soluções imediatas. Por isso, busquei uma formação acadêmica e em 2010 me formei em Design de Moda.

  Durante todo o curso de moda, a Fleecy serviu como laboratório, e eu pude praticar os conhecimentos adquiridos. A minha formação teórica complementava a minha formação prática.

  Em julho de 2010, fui contratada pela empresa AYSLE, para coordenar o estilo da empresa e desenvolver a coleção feminina. A empresa, até então, era essencialmente masculina e já existia a 5 anos. A empresa possuía uma loja de varejo no Shopping Diamond Mall e um show room no bairro Santo Antônio, a idéia era lançar uma coleção para atender o mercado de atacado. Nesta empresa, minha função foi além do estilo, pois em diversos momentos fiquei responsável pelas ações de marketing, coordenação da produção, entre outras... (para saber mais clique aqui)

  Após extensa pesquisa, desenvolvi uma coleção para a AYSLE que intitulei como Patagônia, pois toda a pesquisa de tendências me direcionava para o uso de elementos de estilo que remetessem ao frio intenso, como por exemplo, os tricots e as peles. O projeto foi enviado para a Fiemg. Após análise de todo o material gráfico, em novembro de 2010, fomos selecionados para participar do salão de negócio do Minas Trend Preview. 

  A segunda coleção que desenvolvi para a AYSLE, intitulada de Descrição Curiosa, foi baseada no livro homônimo. Este livro foi escrito em versos, por um português que vem desbravar a capitania de Minas Gerais, o texto é carta para a sua namorada que está em Portugal. Na narrativa o poeta descreve tudo o que ele encontra por aqui e a convida para desbravar com ele essa região. A fauna, a flora, as pessoas que aqui viviam, as riquezas, entre elas o ouro, a prata e as pedras preciosas. O projeto foi desenvolvido com intuito de valorizar a nossa região que causou tanta admiração ao autor e que nós às vezes nos esquecemos dela. Eu pretendi valorizar nossa identidade e resgatar a nossa memória. A idéia era uma grife mineira, apresentando no minas Trend uma coleção que valorizasse nossas riquezas. Deu certo! A curadoria do Minas Trend aprovou e fomos então convidados a participar dos desfiles individuais do Minas Trend Preview em maio de 2011. 

  A participação dos desfiles individuais no Minas Trend Preview, só foi possível com o apoio das profissionais Luciana Vilhena (designer gráfico, video maker e assistente de estilo), Fernanda Moraes (asssistente de estilo), Millu Yoshida (assistente de marketing), Elisangela França (modelista), Eva Cirilo (pilotista) e Talita Nunes (serviços gerais). Durante o desenvolvimento da coleção, Anna Luiza Magalhães trabalhou comigo como assistente de estilo, seu lugar foi ocupado posteriormente por Fernanda Moraes. A equipe de venda durante o evento era composta pelas profissionais Emanuele Azevedo e Mariana Coelho. Aproveito este espaço para agradecer o apoio, o profissionalismo e a dedicação de cada uma nesse projeto!

   Em maio de 2011, iniciei meu trabalho na empresa Mércia Bicalho. Além da coordenação do Departamento de Estilo, fiquei responsável por desenvolver um projeto para Curadoria do Minas Trend Preview. Em setembro, o Projeto Murano foi aprovado e a empresa participou pela primeira vez do Salão de Negócios deste evento. Nesta empresa, minha função também foi além do setor de estilo, pois em diversos momentos fiquei responsável pelas ações de marketing, coordenação da produção, entre outras... (para saber mais clique aqui).

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário