O tema Murano foi escolhido a partir da identificação das proprietárias da marca com essa região da Itália. Foram sugeridos diversos temas e a partir da escolha, Murano se tornou o objeto referência para a coleção Inverno 2012 da marca. Este projeto de minha autoria, em parceria com designer gráfico Luciana Vilhena, responsável por toda parte visual, foi enviado para a Fiemg em Set/2011. A partir da aprovação deste projeto, a empresa participou, pela primeira vez, do Salão de Negócios do Minas Trend Preview em novembro de 2011.
A arte em Murano
A arte em vidro tem início na Itália, em tempos distantes, particularmente em Veneza. Em 1291, a região de Murano foi escolhida como sede industrial para a fabricação destas peças. A localização era propícia ao desenvolvimento do oficio, pois na região sopra um vento tramontana, o qual age dispersando no ar os agentes poluidores oriundos da atividade fabril, evitando assim a contaminação do ambiente, da cidade e adjacências Um outro motivo de Murano ter sido escolhida como sede do vidro, foi pelo fato de afugentar o perigo de incêndio na cidade de Veneza.
Com maestria, os artesões, desta região, dominaram a arte da “Lavorazione a lume”, que compreende o manuseio do vidro com fogo. A concepção artesanal desta arte era restrita a algumas famílias tradicionais, as quais transmitiam de geração em geração esta ciência milenar, com todos os seus meandros secretos. Mesmo atualmente vêem-se os mesmos grupos familiares que ainda cultivam este ofício.
Candelabros, luminárias, vasos, esculturas, jóias ganham outra dimensão além de suas funções. Superfícies com rajadas douradas (aventurine), multicoloridos (millefiori), leitosos (lattimo), avermelhados (corneliano), em formato de mosaico são alguns dos resultados que a técnica produz e que tornam os objetos verdadeiras obras de arte, que possuem conotação comercial de jóias.
Por serem produzidas artesanalmente e individualmente, as peças de Murano são únicas, com formatos e nas tonalidades exclusivas. Uma tarefa que requer grande habilidade, delicadeza e imaginação.
Projeto da Coleção
Moda é a tendência de consumo da atualidade, é parte do contexto social e é diretamente influenciada por todos os aspectos e acontecimentos históricos.
A equipe de estilo da Mércia Bicalho realizou extensa pesquisa com o objetivo de estimular seu espírito criativo e assim abrir novos caminhos para o design. Embora o cenário do futuro seja hipotético, é possível enxergar a projeção do que será o amanhã. Para isso, faz-se necessário a sensibilidade para captar a essência dos tempos atuais.
É cada vez mais complexo identificar uma única tendência que sobressaia, já que há uma multiplicidade de estilos nas passarelas e nas ruas, determinando assim, diversos itens como tendências. Para a apresentação desta nova coleção, foram desenvolvidas subdivisões que se relacionam de maneiras distintas, porém interligadas, pontuando os itens de tendência mais relevantes para a estação.
Eredità
A nostalgia que envolve esse conceito está em sua essência, antigas memórias, a herança de um ofício, resultando em um novo conhecimento, uma nova interpretação; revelados a fim de apagar a antítese entre passado e presente, apresentando um resultado contemporâneo.
Levemente tocada pelo tempo, este universo é de harmonia, o ponto forte é apresentar peças com silhuetas femininas, românticas. A sutileza das cores pastéis empresta seus tons para essa subtendência. Os tecido recebem texturas e estruturas que remetem ao clima bucólico da região de Murano, apresentando assim uma nova delicadeza, preciosa e refinada.
A referência desta subtendência é procedente da arte do murano, apresentada como um mosaico. Sutilezas escondidas valorizam o conjunto, equilíbrio de diferenças...
Elementos clássicos e códigos de estilo são reinventados em pequenos ajustes, detalhes, recortes. A percepção de fragmentos complementares cria um novo conceito. A geometria elementar das modelagens é desconstruída revelando novas proporções e padrões.
Em um universo de suavidade sob tecidos nobres, a Mércia Bicalho desenvolve uma silhueta com estruturas impostas por linhas, formas e sobreposições que oferecem novas sensações, aliando design à alfaiataria.
Colori
Nessa subtendência as cores e texturas da arte em murano demonstram uma simbiose de elementos que se integram e se contrapõem.
Desenvolvidas com uma cartela de cores vibrantes e neutras, as peças demonstram um jogo visual diferente. A intenção é utilizar a desconstrução, a fim de transformar a rigidez das formas geométricas em arte abstrata. As silhuetas são ricas em misturas e cores.
As estampas apresentam elementos que darão cor, calor e movimento para a coleção. Para tanto elas foram desenvolvidas através de sobreposição de matizes e contornos, dividindo-se entre desenhos orgânicos e gráficos.
Splendore
Reflexos metálicos resgatam o brilho, relíquia desta arte, acrescentando assim uma dose de personalidade às peças. Luxo, elegância e exclusividade são três fatores que mantém equilíbrio para torná-las autênticas e surpreendentes.
As silhuetas ilustradas a partir de linhas fluidas que brincam com os contrastes. Tramas privilegiam o conforto suave com detalhes preciosos. O bem-estar indispensável é dinamicamente expressado através da fluidez e da tecnologia. Sedas e couros brilham exuberantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário